Histórico

No contexto de dinamização da melhoria da formação de professores, a FURG integrou-se ao Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência do MEC/SESu/DEPEM, através do qual propôs a criação de um Centro de Apoio aos Estágios dos Cursos de Licenciatura, que representaria um espaço de integração dos estudantes, tendo como meta a articulação com a Educação Básica na perspectiva da qualificação do ensino. Através das diversas participações da FURG no Prodocência este espaço se concretizou no Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD.

O histórico e a importância do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência na FURG pode ser relatado desde o seu primeiro edital, conforme itens a seguir:

a) o Prodocência-FURG/2006 oportunizou a criação do Laboratório de Ensino e Prática Docente -LEPD, como com o propósito de articular estudos teóricos, vivências e análises de questões emergentes do dia-a-dia, na relação ensino superior e ensino básico; além de integrar disciplinas, projetos de pesquisa e de extensão envolvendo os estagiários e as escolas e incentivando a investigação como princípio educativo das ações de ensino e extensão das Licenciaturas;

b) o Prodocência-FURG/2007 buscou consolidar a proposta anterior visando à manutenção e a continuidade das atividades do LEPD, por meio de ações que apoiaram os estagiários dos diferentes cursos de formação de professores da Instituição, disponibilizando material didático-pedagógico e acesso a novas tecnologias digitais de informação e comunicação, para melhoria de suas atividades de iniciação a docência. Desde então o Laboratório é uma realidade para os licenciandos da instituição, proporcionando um diferencial na sua formação e um local onde se incentiva as discussões acerca da prática docente;

c) “A Universidade e a Escola em Ruas de Mão Dupla (Prodocência-FURG/2008)” teve como acréscimo principal às iniciativas anteriores, uma maior articulação entre as distintas coordenações de cursos das Licenciaturas ao associarem-se no ideal de melhoria do Projeto Pedagógico de cada curso, somando e compartilhando suas vivências nas práticas pedagógicas. Várias ações foram desenvolvidas neste sentido em que se destacam as oficinas realizadas nas escolas envolvendo a formação e prática docente do licenciando e formação continuada dos professores em atividades que buscam a integração de estudantes das diferentes licenciaturas. Além disso, o Programa passou a ser foco de pesquisa para o desenvolvimento de tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde onde está sendo observada a formação dos licenciandos em Ciências Biológicas que atuam no projeto.

d) “Escola e Universidade em Rodas de Formação” (Prodocência-FURG/2010) se constituiu como uma referência no processo formativo dos licenciandos da FURG, especialmente pela utilização do Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD para o acesso as novas tecnologias digitais da informação e comunicação; na impressão de material referente as aulas e trabalhos acadêmicos; na confecção de materiais didático pedagógicos concreto; na utilização de recursos didáticos específicos e interdisciplinares; em demonstrações ou experimentações pedagógicas; na criação e na construção de novas metodologias de ensino; no uso do acervo bibliográfico para a fundamentação teórica metodológica de trabalhos acadêmicos e científicos. Muitos professores formadores passaram a integrar a equipe de execução do PRODOCÊNCIA/FURG para contribuir na formação dos licenciandos e utilizar os recursos disponíveis adquiridos pelo projeto, e desta forma possibilitaram o envolvimento de um número maior de acadêmicos nas atividades desenvolvidas. A disponibilização de um ambiente onde o licenciando identifica como próprio de seu curso criou um sentimento de pertencimento e favoreceu a valorização da opção pela escolha da carreira do magistério. O LEPD possibilitou as trocas de experiências entre acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura da FURG, constituiu-se, mesmo de modo diferente daquele planejado no projeto, nas Rodas de Formação, onde as conversas sobre as distintas práticas pedagógicas permitiram uma consolidação da formação acadêmica.

e) “Potencializando a Formação Inicial e Continuada de Professores: Compartilhando Práticas Pedagógicas” (Prodocência-FURG/2013) tem o objetivo de aprimorar a formação inicial dos licenciandos e estimular a formação continuada de professores que atuam nos cursos de licenciatura da Instituição, tendo como foco a valorização social do profissional docente da educação básica, suscitando a interdisciplinaridade no espaço norteador do Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD.

Assim “Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD” que se concretizou a partir da participação da FURG no Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA, está em funcionamento desde 2008 e subsidia os acadêmicos dos cursos de licenciatura no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e de forma diferenciada os licenciandos que se encontram em estágio supervisionado por meio de empréstimo ou doação de materiais pedagógicos, disponibilização de bibliografia e múltiplas opções de materiais para confecção de recursos didáticos. Está localizado no prédio do Centro de Formação e Orientação Pedagógica – CFOP/FURG e vem modernizando suas instalações com a aquisição de novos equipamentos tecnológicos. Oferece um espaço físico para realização de oficinas pedagógicas e aulas com utilização e acesso as novas tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como foi criado o site www.lepd.furg.br para divulgação de todas as suas atividades. Hoje, este espaço está consolidado como uma referência para os acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição. Em relatório enviado a Capes apresentamos os seguintes números de atendimentos realizados a partir de atividades relacionadas ao projeto desenvolvido na Instituição no ano de 2012: 41 oficinas desenvolvidas; 34 professores envolvidos; 15 escolas públicas de educação básica; 1375 alunos de escolas públicas de educação básica; e 2034 acadêmicos da FURG utilizaram o LEPD.

O “Laboratório Interdisciplinar de Práticas Educativas no Contexto das Licenciaturas da FURG” em desenvolvimento na Instituição no âmbito do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE tem como objetivo ampliar e dinamizar a formação interdisciplinar, inicial e continuada, de docentes para o ensino básico, com a criação do “Laboratório de Produção de Material Educacional Digital” e a reestruturação do “Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD” e o “Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM”, democratizando o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. (Edital LIFE 2012)