Espaço é dedicado à realização de atividades de prática à docência para acadêmicos de licenciatura da FURG

O Laboratório de Ensino e Prática Docente (LEPD), ligado a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da FURG e à Coordenação do Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFOP), disponibiliza há sete anos um espaço de trabalho para alunos dos cursos de licenciaturas da Universidade. O objetivo do laboratório é oferecer aos futuros professores um ambiente de integração, reflexão e produção de conhecimento. O LEPD é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por dois de seus programas: Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life).

Atualmente, o espaço é localizado próximo à biblioteca central do câmpus Carreiros e possui duas grandes salas à disposição dos acadêmicos. A primeira se refere ao laboratório de computação, no qual os acadêmicos podem utilizar os computadores com acesso à internet e à impressão de arquivos. A outra sala é dedicada à armazenagem de material didático. Nesse ambiente, os acadêmicos podem utilizar ou pegar emprestado materiais que serão utilizados dentro da sala de aula, seja no momento de estágio ou em outras atividades de prática pedagógicas no seu curso ou na escola em que o aluno está integrado. Além desse apoio, os futuros educadores têm à disposição dois bolsistas, um estagiário e duas professoras para auxiliar nos trabalhos realizados dentro do laboratório.

A coordenadora do Centro de Formação e Orientação Pedagógica, Cristina Zardo, conta que o espaço é muito bem aproveitado pelos alunos e que esse contato entre acadêmicos e educadores acarreta novas experiências para ambas as partes “O laboratório é um espaço para a experimentação de alternativas metodológicas e para a elaboração de material pedagógico, mas acima de tudo é um espaço para valorizar e incentivar o ensino de forma criativa nas escolas, instigando o aprendizado dos alunos”, diz Cristina. O acadêmico do curso de química bacharelado da FURG e estagiário do LEPD, Marcel Santos, começou a freqüentar o laboratório em 2008, quando ainda era acadêmico do curso de química licenciatura e desde lá não se distanciou do LEPD. “Em muitos casos, estagiamos em escolas carentes em que a maioria das crianças não possui sequer uma borracha e é nesse momento que o laboratório nos auxilia em poder oportunizar uma estrutura melhor para educar os novos cidadãos do nosso país. Além disso, o LEPD oferece apoio às oficinas e a projetos desenvolvidos pelos próprios acadêmicos”, afirma Marcel.

O laboratório pode ser utilizado por todos os alunos licenciandos da FURG e não é preciso agendar horário. Confira abaixo os horários que o laboratório está aberto à comunidade acadêmica e os meios para contato.

2ª a 6ª: 8h às 12h e das 14h às 18h30
3ª, 4ª e 5ª: 18h30 às 20h30
http://www.lepd.furg.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.